segunda-feira, 1 de julho de 2019

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

VOCÊ SABE O QUE É UMA APP?

De acordo com a definição da Lei n. 12.651/2012, uma APP (Área de Preservação Permanente) é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Essas áreas preservadas são de grande importância para o meio ambiente sobre tudo em relação à qualidade da água. Como principal função evitam a erosão, e consequentemente o assoreamento dos rios, que ocorre por excesso de detritos no leito do rio, modificando a sua topografia original, podendo causar muitos transtornos, afetando os usos múltiplos da água para o ser humano e a vida aquática. As APPs também funcionam como corredores ecológicos, que auxiliam no deslocamento e reprodução dos animais, no aumento da cobertura vegetal e na dispersão de sementes.

COMO ESTÁ A SITUAÇÃO NA PCH COVÓ?

Na fase atual da PCH Covó, que está em operação, estão sendo adotadas as técnicas já comentadas aqui no blog, junto ao monitoramento das áreas que estão em recuperação.

Empenhada com o meio ambiente, e visando adequar as áreas de proteção permanente, a PCH Covó instalou cercas e fez o plantio de mudas nas áreas de APP.

Para garantir que o crescimento das mudas ocorra de forma adequada, são realizadas vistorias periódicas nas áreas de recuperação e APP da PCH Covó, nas imagens a seguir pode-se observar as ações de acompanhamento ambiental na APP.

Vistoria das mudas realizada no mês de Março de 2019.

Vistoria do cercado de APP da PCH Covó em Junho de 2019.

Vistoria das mudas realizada no mês de Junho de 2019.

REVITALIZAÇÃO DAS ÁREAS

Junto ao programa de recuperação das áreas degradadas, foi realizada um revitalização da área para possibilitar a visitação das população no local e apreciar a beleza da cachoeira do Marrecas.
Os taludes foram revegetados com grama e concreto para garantir a estabilidade:





Nas imagens a seguir pode-se observar como o local destinado a recreação com livre acesso a população e área de recreação:


Vista do acesso a área de visitação e a casa de força.


Parquinho para as crianças.

Vista da estrutura do mirante para apreciação da cachoeira.


Estrutura do atracadouro.


Visando um ambiente agradável a visitação, pode-se observar que ao longo do passeio foram plantadas árvores que futuramente possibilitarão um sombreamento e maior a população que venha visitar as instalações de recreação, veja as imagens a seguir:

Arborização ao longo do passeio.

Arborização no estacionamento de veículos.