É muito importante realizar o monitoramento da qualidade da água para poder acompanhar a influência do empreendimento nesse meio, e caso necessário realizar as ações que visem a correção e minimização dos impactos.
Com a modificação ambiental ocorrente na fase de operação da PCH, é recomendado que o monitoramento é realizado com frequência trimestral, onde são coletados amostras de água do rio, essa amostras são acondicionadas em frascos que são enviados a um laboratório que analisa e emite um laudo.
Para facilitar a análise da qualidade da água como também possibilitar um acompanhamento ao longo do tempo comparativo, a coleta de amostras é realizada sempre nos mesmos pontos do rio.
Na PCH Covó é realizado coleta de água para análises nos seguinte locais:
- Jusante da Cada de força
- Reservatório
- Montante do reservatório
Além disso é importante comentar que a coleta de amostras de água e acompanhamento da qualidade ambiental da PCH Covó em ocorrendo desde antes do início das obras de instalação. Dessa forma é possível ter uma base de dados da qualidade da água no local.
Nos meses de março e junho foram realizados campanhas de coleta de água para contemplar a periodicidade trimestral do programa, efetivando a continuidade do monitoramento e contemplando a fase de operação da PCH Covó.
A seguir pode-se observar a ações de coleta de amostras, realizadas durante a campanha amostral de março de 2019:
Coleta de amostras Março de 2019. |
Coleta de amostras Junho de 2019. |