segunda-feira, 20 de agosto de 2018

ACOMPANHAMENTO AMBIENTAL DO ENCHIMENTO DO RESERVATÓRIO

O enchimento do reservatório é uma etapa importante na instalação de empreendimentos hidrelétricos, pois indica finalização dos trabalhos de instalação procedendo início da fase de operação.

Devido as suscetibilidades ambientais dessa etapa é solicitada uma autorização ambiental junto ao órgão ambiental para realizar o enchimento. Depois de aprovados os planos e ações ambientais propostos pela MF Consultoria, o IAP permitiu enchimento do reservatório através de autorização ambiental disponível aqui.

Na data do enchimento do reservatório 08/08/2018, foram realizadas atividade de controle ambiental desempenhadas pela equipe da MF Consultoria ambiental. Uma questão importante nessa fase, é a verificação da condições da fauna que pode ficar aprisionada ou ilhada. Portanto, inicialmente foram realizadas vistorias nas áreas a serem alagadas. É importante mencionar, que a realização da supressão antecedendo o enchimento evitou a concentração de fauna nessas áreas.


Além das vistorias antecedendo o enchimento, foram realizadas ações de acompanhamento da ictiofauna, visando locais de isolamento para retirada de espécimes aprisionados em poças.

Nas imagens a seguir pode-se visualizar profissionais realizando procura por espécimes porventura aprisionados em poças.


Após o início da elevação do nível de água em condições de navegabilidade, foram iniciadas as vistorias em embarcação para resgate caso constatação de fauna ilhada.

Nas imagens a seguir pode-se observar a vistoria realizada pela equipe da MF Consultoria ambiental.


Ao final do enchimento apesar dos esforços constatou-se poucos resgates, fato associado à reduzida área de inundação e extensão do reservatório da PCH.

Assim que atingida a cota esperada e depois de completa vistoria do reservatório e suas margens, os trabalhos foram terminados.

De acordo com a MF Consultoria Ambiental o processo de enchimentos transcorreu normalmente no que diz respeito à execução do resgate e salvamento da fauna terrestre, sendo que nenhum espécime encontrado necessitou de atendimento veterinário, nem tampouco veio a falecer durante os trabalhos.