segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

AÇÕES DESENVOLVIDAS NOS MESES DE OUTUBRO E NOVEMBRO DE 2017

As obras de instalação da PCH Covó continuam, e visando a conservação do meio ambiente, foi realizado nos últimos meses, variadas atividades de conservação do meio ambiente, cumprimento das condicionantes e seguimento dos programas ambientais.



Programa de Manejo e Conservação da Flora

Aproveitando o período de frutificação das espécies de ipê-roxo, guabiroba, camboatá-vermelho, canjerana e Sucará, a equipe MF Consultoria Ambiental, realizou coletas de sementes para entrega no IAP no mês de novembro de 2017. A coleta de sementes de espécies nativas é de grande importância, é uma forma de mitigar as influências do empreendimento sobre a flora local, justamente porque, muitas espécies de árvores possuem características importantes de interesse ambiental, como espécies raras, endêmicas, com grau de ameaça de extinção, frutíferas (que fornecem alimento a fauna), ou até mesmo espécies importantes para uso na recuperação ambiental das áreas degradadas, então, resgatando sementes é uma contribuição para o para a conservação das espécies da flora local.



Programa de Monitoramento de Qualidade da Água

Mais uma campanha de coleta de água foi realizada no mês de novembro de 2017, visando o monitoramento da qualidade da mesma na região do empreendimento.



Programa de Monitoramento de Fauna Terrestre

De acordo com a Autorização Ambiental nº 43184, a equipe MF Ambiental realizou mais uma campanha de monitoramento da fauna terrestre, visando acompanhamento  das aves, anfíbios, répteis, mamíferos, insetos e peixes, que habitam a região da PCH Covó. O monitoramento aconteceu através de auxílio de câmaras fotográficas, binóculo,  instalação de redes mist nets, incursões noturnas, armadilhas fotográficas, armadilhas de coleta tipo Malaise e Pitfall  e redes de espera para peixes.

  • Ornitofauna - Aves




  • Herpetofauna - anfíbios e répteis


  • Mastofauna – mamíferos



  • Entomofauna - insetos




  • Ictiofauna - peixes



Programa de Supervisão Ambiental


Buscando supervisionar as atividades realizadas na obra, verificando se estão de acordo com as normas ambientais, nos dias 07 e 08 de novembro de 2017, os profissionais da MF Consultoria Ambiental, estiveram acompanhando as atividades e vistoriando o entorno das obras quanto às suas instalações e demais atividades rotineiras, bem como a efetivo cumprimento dos programas ambientais. Nas imagens a seguir pode-se ver os trabalhos de vistoria realizados.



Além disso a equipe da MF Consultoria Ambiental, também está finalizando o Plano de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial – PACUERA da PCH Covó. Este documento apresenta a ordenação de usos possíveis para o reservatório e entorno obedecendo as regras do Código Florestal Brasileiro e proporcionando aos moradores de Mangueirinha a possibilidade de uso para seu lazer ou necessidades específicas. Em breve este relatório estará disponível neste canal para que a população possa dar sua opinião!



Covó Energia S.A.
Estrada Municipal Covó, S/N, Km 5
Mangueirinha - PR, CEP: 85540-000
Tel: (41) 3123 - 7306 / (41) 3123 - 7323