domingo, 5 de junho de 2022

Dia mundial do meio ambiente, Pequenas atitudes grandes mudanças!


Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado anualmente em 5 de junho, coincidindo com a data desta conferência.

O objetivo principal dessa conferência e da presente data é enfocar a atenção das pessoas para as questões ambientais e a importância de proteger os recursos naturais, que muitos acreditam serem inesgotáveis, em todos os campos.

Atualmente, há muita preocupação com o meio ambiente e com o impacto negativo das ações humanas sobre ele. Por exemplo, a destruição contínua do habitat e a poluição generalizada são alguns dos fatores que têm o maior impacto na sobrevivência de várias espécies.

Dado o aumento dramático das questões ambientais, muitas questões merecem uma revisão conjunta do governo e do público para reduzir seu impacto. Se nada for feito, o consumo excessivo de recursos e a perda contínua de biodiversidade podem mudar drasticamente a maneira como vivemos hoje e até mesmo colocar em risco nossa própria existência.

Pela importância da conscientização e pela dimensão do impacto humano, o Dia Mundial do Meio Ambiente é um dia que merece destaque no calendário mundial. Porém, não basta plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é preciso uma campanha de alto impacto para mostrar que precisamos mudar nossos hábitos diários imediatamente.

Embora muitos acreditem que a mudança deve ocorrer em escala global e que uma única pessoa não pode mudar o mundo é fundamental que cada um faça sua parte e que toda a sociedade exige o respeito às leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim podemos mudar a situação atual.

Pequenas ações no dia-a-dia podem fazer a diferença em escala global, veja os principais exemplos que no cotidiano individual podem fazer diferença em escala global:

- Lavar a louça e escovar os dentes com torneira fechada;

- Apagar a luz ao sair de cômodos;

- Reduza o consumo de plásticos;

- Pratique a reciclagem e separação dos resíduos;

- Consuma menos, cada produto que compramos desde roupas, móveis, eletrodomésticos e eletrônicos consumem grandes quantidades de recursos naturais para sua produção.