terça-feira, 22 de março de 2022

Dia 22 de março dia Mundial da água e a conservação das florestas

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e apresenta como Objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência.

A quantidade de água que existe na terra é finita, ou seja ela tem FIM. Muitas pessoas pensam que existe água em toda a parte, nos rios, nos lagos oceanos e nos poços coletados do subterrâneo, contudo não é possível criar mais água, a quantidade água que  vemos é a mesma desde o inicio da existência do planeta, apenas se transformando do estado líquido em vapor, gelo e de volta em líquido fazendo assim o ciclo completo.

Esta cada vez mais difícil realizar a conservação desse recurso em estado de pureza, oque facilita os custo de uso e limpeza da água, além de alteração no clima em escala global que estão causando interferência na disponibilidade de água.


Um fator importante que quase ninguém lembra é da importância da conservação das florestas para a preservação desse recurso tão vital na nossa vida. 

Sabe-se que no brasil houve grande aumento de desmatamento nos últimos 4 anos, sobre tudo de biomas importantes como pantanal e Amazônia. Sendo que a água que se consome principalmente no sul e sudeste do país depende diretamente da conservação dessa florestas.


Isso se explica por um dos fenômenos que regulam as chuvas no Brasil, conhecido como rios voadores que são “cursos de água atmosféricos”,  formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. 

Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Na imagem a seguir obtida do projeto rios voadores, pode-se entender como esse processo funciona.

 

O  caminho dos rios voadores. Fonte: Projeto Rios Voadores

De acordo com o projeto rios voadores, como exemplificado acima a floresta amazônica funciona como uma bomba d’água. Ela puxa para dentro do continente a umidade evaporada pelo oceano Atlântico. 

Ao seguir terra adentro, a umidade cai como chuva sobre a floresta. 

Pela ação da evapotranspiração da árvores sob o sol tropical, a floresta devolve a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água. Dessa forma, o ar é sempre recarregado com mais umidade, que continua sendo transportada rumo ao oeste para cair novamente como chuva mais adiante. Propelidos em direção ao oeste, os rios voadores (massas de ar) recarregados de umidade – boa parte dela proveniente da evapotranspiração da floresta – encontram a barreira natural formada pela Cordilheira dos Andes.

Eles se precipitam parcialmente nas encostas leste da cadeia de montanhas, formando as cabeceiras dos rios amazônicos. Porém, barrados pelo paredão de 4.000 metros de altura, os rios voadores, ainda transportando vapor de água, fazem a curva e partem em direção ao sul, rumo às regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil e aos países vizinhos (Fonte: Projeto Rios Voadores).

É assim que o regime de chuva e o clima do Brasil se deve muito a um acidente geográfico localizado fora do país! A chuva, claro, é de suma importância para nossa vida, nosso bem-estar e para a economia do país. Ela irriga as lavouras, enche os rios terrestres e as represas que fornecem nossa energia(Fonte: Projeto Rios Voadores).

Ou seja boa parte da nossa água vem da floresta amazônica, mostrando como tudo está conectado e a importância da conservação das florestas para a nossa vida aqui no sul do país.