quinta-feira, 25 de março de 2021

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE QUALIDADE DA ÁGUA 💧

De acordo com as normas vigentes e ações de preservação da água, o programa vem sendo desenvolvido na PCH Covó com frequência trimestral.

No dia 23 de março de 2021 os profissionais da MF Consultoria, realizaram coletas de amostras de água nos pontos de monitoramento para enviar ao laboratório, essas amostras são analisadas onde são gerados os laudos, com os resultados obtidos são avaliados as condições da qualidade da água no rio.

Veja as imagens dos últimos trabalhos com coletas realizados na PCH Covó.



Veja as imagens dos últimos trabalhos com coletas realizados na PCH Covó


PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS
Faz parte integrante deste programa o monitoramento da água o acompanhamento das espécies de macrófitas aquáticas no reservatório, durante a própria campanha, ficaram evidenciados algumas espécies de macrófitas em área do reservatório, apresentada nas figuras a seguir.




PORQUE DEVEMOS MONITORAMAR AS MACRÓFITAS?


As macrófitas são plantas que vivem em ambientes lacustres, ou seja em áreas alagadas como rios e reservatório, e suas margens como também em banhados. 
Elas são classificadas quanto aos tipos de adaptações no meio aquático, sendo:


Submersas -


Emergentes -


Com folhas flutuantes -


Flutuantes livres -


Essas plantas desempenham um importante papel no ecossistema aquático, servido como abrigo para pequenos animais e peixes, alimentação e até um sombreamento no meio aquático.


Uma das funções mais interessantes, é que essas plantas possuem a capacidade de “filtrar “a água, como uma espécie de biofiltro fixando partículas finas e microrganismos, contribuindo para a redução da poluição ou a da carga orgânica do ambiente aquático. Por desempenharem essa função, essas espécies podem servir de bioindicadoras ambientais nos reservatórios de hidrelétricas, pois algumas espécies toleram maiorcarga orgânica enquanto outras não, dessa forma indicando a condição do ambiente, nesse caso o reservatório.


O monitoramento dessa plantas são importante pois quando o reservatório de uma PCH está recém formado ocorrem mudanças nas características fluviais do rio, essas mudanças podem afetar diretamente a vida aquática dos animais e plantas ocorrem no local.


Um fator a ser considerado junto ao monitoramento das macrófitas é a eutrofização, sabe-se que em função das atividades humanas, industriais, agrícolas e da população urbana, ocorrem lançamentos e excesso de matéria orgânica nos rios. Esses nutrientes em excesso podem promover desequilíbrios ecológicos, como a superpopulação de macrófitas e algas, que surgem devido ao aumento na disposição de nutrientes. 


Esse desenvolvimento excessivo de algas podem causar alterações significativas no ambiente com a decomposição da matérias orgânica ocorre maior consumo de oxigênio, e consequente degradação da qualidade da água afetando negativamente a vida aquática.


Dessa forma acompanhar as espécies ocorrentes podem ser um fator determinante para saber as condições da qualidade ambiental.