terça-feira, 13 de outubro de 2020

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE QUALIDADE DA ÁGUA 💦

Este programa prevê identificação e mitigação, de possíveis impactos, gerados pela formação do reservatório, na qualidade da água, na manutenção das classes de qualidade e seus usos preponderantes, sendo realizado no período de junho a setembro de 2020. 

Durante a campanha de monitoramento da equipe de supervisão ambiental da MF Consultoria Ambiental, ocorrido em atual período compreendido por este relatório, fez-se coletas de amostras, para análise laboratorial, além de coleta de dados e parâmetros de campo (pH, oxigênio dissolvido, temperatura, condutividade e transparência) com equipamentos específicos. As coletas foram realizadas na jusante da casa de força, reservatório e montante do reservatório.


Coleta de amostras e parâmetros para análise de qualidade da água.

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS 🌱

Este programa busca executar o monitoramento da Ocorrência de Macrófitas Aquáticas na área de influência direta da PCH Covó, visando verificar a evolução da proliferação dos bancos de macrófitas e surgimento de novos sítios destas plantas no futuro reservatório e outros trechos da PCH, realizando ainda a identificação taxonômica das espécies e o mapeamento de sua área de ocorrência.

Os vários problemas ocasionados por uma proliferação excessiva de macrófitas aquáticas em ambientes lênticos de reservatórios constituem-se em fatores que justificam o presente estudo de biomonitoramento.

Desta forma, é no sentido de evitar danos ao equilíbrio ecológico dos ecossistemas aquáticos naturais, bem como interferências no processo de geração de energia que o presente estudo encontra seus pilares. A seguir apresenta-se breve registro fotográfico em âmbito a este programa.

Busca ativa e levantamento de macrófitas ocorrentes.