terça-feira, 22 de setembro de 2020

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE QUALIDADE DA ÁGUA 💧

     O Programa de monitoramento de qualidade da água, consiste no controle da integridade biológica das comunidades aquáticas radicado por um conjunto de informações, procedimentos e parâmetros a serem monitorados durante a operação da PCH Covó. Assumindo um caráter preventivo em vista as possíveis modificações físicas, químicas, bacteriológicas e ecológicas.

      A última campanha de monitoramento realizada foi em junho de 2020 pelos profissionais da MF Consultoria Ambiental. Nesta campanha foram realizadas coletas de amostras para análises laboratoriais, além de coletas de dados e parâmetros realizados in loco, como o pH, oxigênio dissolvido, temperatura, condutividade e transparência. Conjuntamente nessa campanha foram realizados a coleta do Efluente da Casa de Força e no Sistema de Separação de Água e Óleo.

 

 Coleta de amostras e parâmetros para análise de qualidade da água.

 

 Coleta de Efluentes e Sistema de Separação de Água e óleo.

 

 COMO FUNCIONA O MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA? 💬

     Atualmente essas atividades consistem principalmente no monitoramento da fauna, flora, qualidade da água e da geração de resíduos. Para o presente momento a PCH Covó se encontra-se em conformidade e vem executando todos os programas ambientais, propostos na LO. Nessa postagem vamos abordar como funciona o programa de monitoramento da água.

    Primeiramente, esse programa teve início muito antes, da instalação da PCH Covó, onde foram iniciadas as coletas periódicas de amostras de água no rio Marrecas para acompanhamento da qualidade da água no local. Mesmo antes da instalação da PCH foram definidos pontos de amostragem que iriam representar ao logo do tempo as transformações ambientais pela instalação da usina, sendo eles:

Ponto 1 ➨ Jusante da casa de força.
Ponto 2 ➨ Reservatório.Ponto 3 ➨ Montante do reservatório.

 

Localização dos pontos de amostragem.


COMO É REALIZADO O MONITORAMENTO?  💬

     As coletas são realizadas trimestralmente nos pontos definidos pelos profissionais da MF Consultoria Ambiental.

 

 Coleta da água sendo realizada.

    Em cada ponto amostral é utilizado um kit especialmente preparado pelo laboratório, contendo frascos variados de acordo com os tipos de análises a serem realizados. Posteriormente são encaminhados ao laboratório responsável para a realização das análises físicas, químicas e biológicas, seguidamente emitido um laudo com os resultados avaliados dos parâmetros.

Frascos das análises.
 

Com o laudo em mãos os responsáveis da MF Consultoria realiza a interpretação e organização das informações para verificar como estão as condições da água em cada ponto, através de índices de qualidade, posteriormente produzindo um relatório técnico que é encaminhado ao IAP.

 COMO ESTÁ A QUALIDADE DA ÁGUA NA PCH COVÓ?  💬

     Os resultados dos parâmetros que constam no laudo do laboratório, são avaliados e ponderados para compor um índice de qualidade pela consultoria responsável. Para a PCH Covó é utilizado o IQA que consiste em faixas para a caracterização da qualidade da água conforme o valor final do índice.

 

 

     Os resultados dos monitoramentos da qualidade da água da PCH Covó maioritariamente estão na faixa de “Bom”, podendo ocorrer variações conforme a sazonalidade. Em caso de alguma alteração negativa na qualidade da água, medidas serão tomadas para garantir a qualidade ambiental. Além das análises em laboratório das amostras coletadas, outros programas ambientais estão relacionados a qualidade da água como é o caso do Programa de monitoramento das Macrófitas aquáticas.


 Programa de monitoramento das macrófitas aquáticas

    O Programa de Monitoramento de Macrófitas Aquáticas é realizado conjuntamente ao Programa de Qualidade da Água, consiste em vistorias executadas ao longo do rio para verificar a existência de bancos de macrófitas.

    De maneira geral essas plantas são importantes para a sobrevivência da fauna aquática, servindo de abrigo, alimento e atuando na ciclagem de nutrientes na água. Contudo em condições ambientais favoráveis, podem procriar uma camada excessiva sobre a lâmina d’água, impedindo a passagem de raios solares na água inviabilizando a fotossíntese e consequentemente gerando falta de oxigênio. Tais condições ótimas de desenvolvimento podem ocorrer devido às ações humanas, principalmente através do lançamento de efluentes orgânicos.

    As macrófitas são plantas aquáticas que se alimentam dos nutrientes na água, caso não ocorra o acompanhamento adequado podem gerar condições desfavoráveis ao rio. Atualmente os níveis de infestação estão controlados e nenhuma das espécies registradas apresentam ameaça aos ecossistemas e a geração de energia.

 

Busca ativa e levantamento de macrófitas ocorrentes.