sexta-feira, 20 de julho de 2018

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Esse programa é fundamental para recuperação de áreas utilizadas durantes as fase construtivas. Por isso, foram realizadas diversas etapas para garantir adequada restauração ambiental nas áreas.
Entre elas as principais são: desmobilização do canteiro de obras, descompactação de solo, correção de taludes e a adubação, posteriormente serão implantadas as técnicas de recuperação.


Técnicas a serem utilizadas:
  • Semeadura Direta;
Ocorre através do plantio de mudas nativas.
  • Transposição de Solo;
Ocorre com a transposição de solo de áreas preservadas, esse solo geralmente vem com matéria orgânica, folhas, sementes, e microrganismos importantes para restauração da qualidade do solo, servindo de suporte para crescimento das flora.
  • Transposição de Galharia;
Ocorre com a transposição de galharia em leiras ou núcleos sobre o solo, essa galharia além de servir como matéria orgânica, podem conter trocos ou galhos com potencial de rebrota, além de servir de abrigo para pequenos animais que podem ser dispersores de sementes. Muito boa para restabelecer interações ecológicas da fauna.
  • Poleiros Artificiais;
O uso de poleiros artificiais é uma técnica de restauração florestal, pois possibilita a dispersão de sementes da flora local, através da fauna. Nesse caso, as aves que repousam sobre o poleiro e podem trazer sementes de locais distantes e variados, contribuindo para chegadas de espécies interessantes no local.

No momento está ocorrendo as desmobilização do canteiro de obras e descompactação do solo.