segunda-feira, 16 de outubro de 2017

AÇÕES DESENVOLVIDAS NO MÊS DE SETEMBRO DE 2017

 Programa de Monitoramento de Fauna Terrestre



De acordo com a Autorização Ambiental nº 43184, com solicitação de renovação protocolada no mês de junho de 2017, a equipe MF Ambiental realizou mais uma campanha de monitoramento da fauna.

  • Ornitofauna - Aves
Foram instaladas redes do tipo Mist nets para coleta de Aves. Foram realizadas incursões à busca de registos fotográficos de aves e vestígios do tipo pele, osteológico, de ninhos, entre outros.



  • Herpetofauna- anfíbios e répteis
Foram realizadas incursões noturnas, crepusculares e buscas ativas a procura desses animais, conforme as imagens:


  • Mastofauna – Mamíferos
Foram instaladas armadilhas do tipo Sherman e Tomahawk e armadilhas fotográficas. A busca por vestígios foi realizada a fim de se obter evidências de fauna local.



  • Monitoramento da Entomofauna (insetos)
Para monitorar esse grupo de fauna, usa-se armadilhas de coleta tipo Malaise e Pitfall onde se obtém amostras de insetos esses são coletados e preservados para e encaminhados para um laboratório de identificação.
Nas fotos as seguir pode-se observar as atividades de coleta sendo realizadas pelos biólogos da MF Consultoria Ambiental.


Programa de Manejo e Resgate da Fauna

No mês de setembro foi realizado o regaste de uma colmeia de abelhas da espécie Apis mellifera junto à margem esquerda do rio. As ações de regate foram acompanhadas pelo profissional da MF Consultoria Ambiental, biólogo Jeferson Luis da Silva Rosa, junto a profissional contratado para alocação da colmeia.