quarta-feira, 12 de julho de 2017

PEQUENA CENTRAL HIDRELÉTRICA COVÓ


O que é uma Pequena Central Hidrelétrica?
Uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) é uma usina de pequeno porte que produz energia elétrica utilizando-se das águas do rio. Esta energia hidrelétrica é considerada uma fonte de energia renovável, limpa e permanente, que não produz gás de efeito estufa. Uma usina é considerada PCH por causa da sua potência instalada e do tamanho do seu reservatório. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para ser considerada uma PCH deve ter uma potência entre 5 MW e 30 MW.

Como funciona uma PCH?
Com a construção de uma barragem o rio é represado, dando origem a um reservatório em formato de lago que tem como objetivo acumular água. A água do reservatório é transportada por um sistema de adução para um prédio denominado tomada d’água. A água canalizada chega por gravidade a uma Turbina, que aciona um gerador, produzindo eletricidade que, posteriormente, é distribuída nas residências, industrias, estabelecimentos comerciais, entre outros. Ao final, toda a água utilizada no processo de geração de energia retorna ao rio através do canal de fuga, não havendo perdas com relação a qualidade e quantidade da água.

Quais são as vantagens de uma PCH?
A geração de energia por meio de PCHs traz ganhos em termos sociais, ambientais, econômicos e de segurança de abastecimento. Algumas das principais vantagens desse tipo de geração são:
Fonte renovável: menor impacto ambiental para as gerações presente e futura;
 • Construção mais rápida: menor impacto social;
• Geração distribuída e descentralizada: melhor confiabilidade para o sistema elétrico da região onde está conectada;
• Diminui a emissão de gases de efeito estufa ao substituir fontes térmicas fosseis;
• Geração de impostos e empregos diretos e indiretos.
Fonte: QUANTA, 2014.

Rio Marrecas - Mangueirinha -  Paraná
A Pequena Central Hidrelétrica Covó será construída no rio Marrecas no município de Mangueirinha, estado do Paraná e pertence a Covó Energia S.A. Confira a localização da PCH Covó no mapa abaixo:




Covó Energia S.A.
Estrada Municipal Covó, S/N, Km 5
Mangueirinha - PR - CEP: 85540 - 000
Tel: (41) 3123 - 7306 / (41) 3123 - 7323